4 de fevereiro de 2010

Boas maneiras no Twitter


O Twitter surgiu como uma ferramenta para responder à pergunta "O quê você está fazendo?" em apenas 140 caracteres. Muitas pessoas levaram essa pergunta ao pé da letra e resolveram tuitar (ou twittar) que estavam acordando, indo tomar banho, ou jantando. Inutilidades à parte essa rede/micro-blog/ferramenta (não há uma palavra apenas para definir) serve para você seguir e seguido por pessoas. Assim você pode compartilhar um link interessante, fazer uma pergunta pertinente ou até descobri uma vaga de emprego. No entanto, diversas pessoas perdem um pouco a noção e começam a publicar diversas baboseiras e devaneios dignos de "unfollow" (de ser 'des-seguido'). Que tal umas dicas para evitar que isso aconteça?

1 - Evite falar muito da sua vida pessoal, coisas do tipo, acordei, estou saindo com o/a namorado/a, vou jantar com a mamãe. Esse tipo de coisa não é interessante e depois de vários tuítes (twittes) desse tipo alguns seguidores podem se cansar e apertar sem dó a opção "unfollow";

2 - Não use o Twitter como bate-papo. Alguns replies são necessários, mas ficar batendo conversando pelo Twitter, enchendo a timeline dos seus seguidores é um pouco demais, para isso que tal usar a função DM (Direct Message)?;

3 - Não discuta a relação, nem brigue com namorado/a pelo Twitter. É feio e deselegante, Glorinha Kalil concordaria comigo. Se quiser esculachar alguém, mande um e-mail.

4 - Não fique dando reply em tudo o quê vê, depois de um tempo as pessoas passaram a ignorar seus replies, achando que você não tem nenhum conteúdo interessante próprio para linkar. Procure coisas interessantes e tuíte (twitt), deixem que dêem reply nos seus links.

5 - Não fique reclamando da vida no Twitter. Um desabafo aqui e outro ali, fazem bem para alma e se as pessoas ainda comentam e te ajudam melhor ainda. Mas ficar reclamando de tudo: vida, trabalho, trânsito, namorado/a, família é um saco para quem te segue. Se contar que você ficará com fama de chato.

6 - E por favor, nada de ficar tuitando a mesma coisa inúmeras vezes para ver se ela entra no Trending Topics. Isso é um saco e cansa a beleza dos seus seguidores.

Observação: Você não é obrigado a seguir ninguém, só por que essa pessoa te segue. Além disso, você pode dar um unfollow na hora que quiser e se alguém ficar magoado, problema, não existem obrigações no Twitter. E claro, se tem um site ou blog, aproveite para publicar novos posts via Twitter. Esse post é uma opinião pessoal minha e não tem intenção de ofender ninguém, apenas mostrar que tem coisas meio chatinhas na rede.

Ah, e sigam o Amanhã, Eu te conto... no Twitter.



Update: Vale a pena dar uma lida.

Nenhum comentário: