A grife francesa criada por Mademoiselle Chanel tornou-se sinonimo de elegância. Isso sem contar as inúmeras referências ao nome da marca, como corte Chanel, sapato estilo Chanel, bolsa à la Chanel, etc. Com tantas referências à marca Karl Lagerfeld conseguiu que fosse proibido qualquer menção ao nome Chanel que não falasse dos produtos originais. Assim até o tal popular corte Chanel tem que mudar de nome e a bolsas com inspiração Chanel não podem mais usar o nome.
Chanel Inspired |
Mais sem nos perder no assunto. O post aqui serve para falar da marca Chanel, então acho que posso mencionar o nome sem medo de ser processada (hahaha!!). Foram produzidos e exibidos inúmeros filmes, minisséries contando a história de Gabrielle "Coco" Chanel, a mulher por trás da grife. Um deles é Coco Antes de Chanel (Coco Avant Chanel), e foi o único que eu vi, mostrando a história da vida de Coco Chanel antes de ela ficar conhecida como estilista. Outro filme é Coco Chanel & Igor Stravinsky.
Mas não foram só os filmes que fizeram da grife mais pop do que ela já era. Várias celebs ajudaram cultivar a "popularização" da marca. Lembre-se das inúmeras bolsas Chanel desfilando pela colunas de fofoca. O modelo 2.55 tornou-se febre e gerou várias cópias inspirações. Isso sem contar o número de meninas assaltando o armário da vovó para conseguir uma versão vintage. De lá para cá todo lugar que olhamos é um tal de ver bolsa de alça de corrente...
Lily Allen |
Rachel Bilson |
Carolina Dieckamann, Wanessa e Taís Araújo |
Mas não são só as bolsas que enlouqueceram as mulheres. Os esmaltes Chanel tornaram-se as novas obsessões. Jade, Particulière, Blue Satin são os queridinhos nas unhas das mais ligadas (e abençoadas que conseguiram adquirir certas cores antes de esgotar. Os preços dos vidrinhos podem chegar a bagatela de R$ 120,00 se for uma cor esgotada.
Chanel é tão pop que inclusive Lily Allen se tornou garota propaganda da marca e virou amiguinha de Karl Lagerfeld.
Lily, Lagerfeld e Kate |
E com a popularidade, vem a sátira. Alguém muito espirituoso pintou o símbolo da marca em um saco de papel pardo e saiu assim pelas ruas:
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