3 de setembro de 2009

Livro do Mês (passado)


O livro que eu li (mês passado) foi O Convidado Surpresa, de Grégoire Bouiller. O autor marcou presença na FLIP desse ano, mas o que chamou (a minha) atenção para seu nome o fato de ele ter terminado o relacionamento com uma namorada via e-mail.

Sophie Calle, a tal ex-namorada, depois de receber o e-mail/término, resolveu mostrá-lo para mais de cem mulheres, filmou e fez uma exposição com as impressões filmadas sobre o e-mail.

Mas voltando ao livro...

No livro, Grégoire conta sua parte da história, se podemos chamar assim. O personagem/autor descreve seus sentimentos e sensações sobre um grande pé na bunda (que não foi de Sophie) e como acaba por ser convidado surpresa para o aniversário de uma artista plástica (essa sim é Sophie). Além disso, a história faz paralelos com acontecimentos que aconteceram no mundo no ano em que se passa a história e ainda com o livro Mrs. Dolloway de Virginia Woolf.

O mais interessante de tudo é a maneira neurótica como o autor nos conta a história, todas as fantasias que se passam pela cabeça do personagem/autor e como ele recria as situações inteiras. A gente se identifica tanto com as neuras que até perdoa se algum dia Bouiller resolver terminar algum relacionamento por e-mail.

Nenhum comentário: